PET ProdBio

Na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) existem 13 PETs: Administração, Conexões Cultura, Economia, Educação Física, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Conexões Educação, Conexões Licenciatura, Matemática, Psicologia e Serviço Social no Campus de Goiabeiras e o PET Conexões ProdBio no Campus de São Mateus.

Os cursos de Engenharia de Produção e Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus, iniciaram suas atividades em 2006. É esperado, de acordo com o Projeto Pedagógico Institucional, que os alunos egressos de tais cursos apresentem habilidades tais como: compromisso com a ética profissional; iniciativa empreendedora; disposição para auto-aprendizado e educação continuada; comunicação oral e escrita; leitura; domínio de técnicas computacionais; domínio de língua estrangeira; capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares; capacidade de identificar, modelar e resolver problemas; compreensão dos problemas administrativos, sócio-econômicos e do meio ambiente; responsabilidade social e ambiental. No entanto, os cursos possuem grande problema com retenção em disciplinas básicas tais como: Cálculo, Química e Física. Além disso, os docentes desses cursos vêm trabalhando junto à comunidade da pesca da região norte do Espírito Santo, e perceberam que muitas comunidades, que dependem da produção e comercialização dos produtos da pesca marítima como meio fundamental de renda e alimentação, estão submetidas a situações de pobreza, riscos sociais e ambientais que tendem, no longo prazo, a comprometer o desempenho integral da cadeia produtiva. Dessa forma, com o intuito de minimizar os problemas citados, vê-se na criação do grupo PET ProdBio a possibilidade de reduzir os problemas de aprendizado dos estudantes, oferecer atividades extracurriculares e ao mesmo tempo trazer melhorias à comunidade pesqueira da região.

O objetivo do PET ProdBio é promover a formação ampla e de qualidade dos estudantes de graduação, estimulando a fixação de valores que contribuam para a cidadania e a consciência social. Isto ocorre empregando-se o conceito de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pela promoção de vivências, reflexões e discussões, em clima de informalidade e cooperação, pretende-se estender os conhecimentos adquiridos às comunidades acadêmica e externa, propiciando aos petianos uma formação diferenciada e à graduação a melhoria da qualidade da educação, ampliando e aprofundando os objetivos e os conteúdos programáticos que integram as matrizes curriculares dos cursos de Engenharia de Produção e Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espirito Santo.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900