Ensino

Atividades recorrentes/em andamento

 

Oficina de escrita científica 

A Oficina de Escrita e Apresentação Científica é uma atividade que visa oferecer à comunidade acadêmica e externa instrumentos teóricos e práticos que fortaleçam a escrita e a apresentação científica, através do aprimoramento de habilidades e da capacidade para obtenção de êxito na produção de textos científicos como artigos, Iniciações Científicas (IC), Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), apresentação de resumos, dentre outras atividades acadêmicas que demandem a escrita, além de apresentar ferramentas que auxiliam na produção científica. Durante a oficina, será oferecido apoio básico de PowerPoint, que terá foco no ensino de produção de banners e apresentações de slides. A atividade é uma continuidade do Minicurso Regras da ABNT. A Oficina ocorre desde 2018. 

 

Minicurso Regras ABNT e apoio Word

A atividade consiste na oferta de um minicurso de escrita e formatação de textos acadêmicos de acordo com as regras da ABNT, explorando também os recursos de edição de texto da ferramenta Word. Esta atividade tem como propósito principal minimizar os problemas de redação de textos de conclusão de curso ou monografias e artigos acadêmicos, e estimular a escrita científica. Além de oferecer suporte ao uso do Word, software amplamente utilizado no meio acadêmico e também no mercado de trabalho. O Minicurso ocorre desde 2017 e, em 2020, passou por reformulações, quando foi acrescentado a ferramenta Word. 

 

Minicurso Excel

O Excel é um software que otimiza tarefas do dia-a-dia, sendo útil em vários cursos ofertados no CEUNES, como também possui ampla utilização no mercado de trabalho. Diante desta necessidade, a atividade consiste na oferta de um minicurso de Excel online, no primeiro semestre, ofertado para a comunidade acadêmica e externa. Esta ação se justifica pela importância da ferramenta Excel e pela necessidade de inclusão desta como habilidade nos meios acadêmico e de trabalho. O minicurso ocorre desde 2017.

 

Plataforma de Apoio

Visto que PET apresenta como um de seus objetivos promover a qualidade dos cursos de graduação, a atividade Plataforma de Apoio consiste na criação de um espaço digital para lançamento de materiais didáticos, como vídeos, resumos e exercícios resolvidos, de disciplinas específicas dos cursos de Ciências Biológicas Bacharelado e Engenharia de Produção. Com isso, objetiva-se promover e fomentar a democratização do conhecimento para além das salas de aula. Além disso, pretende-se estreitar a relação entre o grupo PET e a comunidade acadêmica, através da utilização de novas metodologias de ensino. A plataforma foi criada no ano de 2020. 

Acesse a plataforma de apoio através do link: https://petprodbio.wixsite.com/plataformadeapoio/

 

Leitura PET

A seleção de literatura não relacionada ao tema de pesquisa, a pesca, do PET tem o intuito de colaborar com o desenvolvimento da habilidade de escrita e interpretação de texto, possibilitando a construção de um espírito crítico e político. O hábito da leitura proporcionará um engrandecimento pessoal, visto que o petiano será apresentado a novos ideais e novas formas de pensamento, aumentando seu saber. Os livros lidos pelo grupo até então foram: 
2017: O príncide de Maquiavel & Justiça; 2018: Enclausurado & O sonho mais doce; 2019: O andar do bêbado & Você é um animal, Viskovitz; 2020: O processo & Quarto de despejo

 

Atividades finalizadas 

Minicurso Evolução Humana 

A Evolução Humana é o processo de mudança e desenvolvimento (ou evolução) pelo qual os seres humanos emergiram como uma espécie distinta. É tema de um amplo questionamento científico que busca entender e descrever como a mudança e o desenvolvimento aconteceram. Por isso, foi criado o Mini curso Evolução Humana, com os objetivos de levar aos alunos conhecimento sobre a evolução biológica humana e as suas conseqüências para os homens atuais, além de conhecimento sobre a evolução cultural humana, suas conseqüências para a humanidade e, ainda, mostrar como evolução biológica e cultural interagem e moldam o processo evolutivo impar do Homo sapiens. O minicurso ocorreu no ano de 2020.

 

Ferramentas para o futuro

O mercado atual exige do profissional que deseja nele se inserir o domínio de ferramentas tecnológicas que otimizem o tempo e facilitam a organização. As ferramentas do pacote Office, oferecem uma série de facilidades ligadas ao domínio digital de dados, informação e escrita. Logo, o domínio destas representa um aspecto muito importante, principalmente para o primeiro emprego. Desta forma, esta atividade consiste na oferta de um minicurso com tema de conhecimento prévio dos petianos (Word, Power Point, Excel) para alunos do ensino médio de uma instituição pública de ensino do município de São Mateus. Além de uma atividade de ensino, esta ainda se firma no eixo da extensão, proporcionando maior visibilidade do grupo na comunidade externa.  A atividade ocorreu em 2020. 

 

Workshop  de sensibilização a mudanças climáticas

A atividade consiste em promover a discussão e conscientização sobre mudanças climáticas, considerando a importância das questões e políticas ambientais. Este workshop visa sensibilizar os estudantes de graduação e/ou alunos de ensino fundamental/médio sobre os fatores que impactam no aquecimento global. Além disso, esta consolida e integra conhecimentos adquiridos em disciplinas e pesquisas realizadas pelos discentes. As emissões de combustível fóssil devem ser reduzidas em 80% até 2050 e uma intervenção de alta alavancagem em que as nações desenvolvidas ajudam as nações em desenvolvimento através do Green Climate Fund. Este workshop é uma oportunidade para aproveitar a disponibilidade para a utilização do simulador C-Roads, uma ferramenta simples e eficaz que prevê a temperatura média global de acordo com as decisões tomadas pelos decisores políticos nas Conferências da ONU sobre o Clima (COPs). A atividade ocorreu em 2019. 

 

Minicurso Plataforma Lattes

A última edição da atividade ocorreu no segundo semestre de 2019, ministrado pela Profª Drª Mônica Tognella. A professora explicou o que é a Plataforma e sua história, além de falar sobre os pesquisadores que a fundaram. Ao decorrer do evento, os participantes puderam tirar dúvidas sobre as atividades que se encaixam no Lattes, além de ter a oportunidade de incluí-las junto à professora. 

 

HELP 

Atividade elaborada pelo grupo em 2018 que tem como objetivo realizar a acolhida de novos alunos ingressantes nos cursos de Engenharia de Produção e Ciencias Biológicas, este apoio conta com a troca de ideias sobre a cidade, as vivencias estudantis, feedbacks sobre questões escolares, também como a construção de laços de amizade entre alunos mais antigos e novatos. Realizam se encontros de monitoria na sala do PET e rodas de conversa. Cada petiano fica responsável por apadrinhar um calouro e desenvolver as atividades ante menciondas durante o primeiro semestre do ano letivo. 

 

Minicurso de Serpentes

Em 2015, o PET ofertou para os alunos dos cursos do grupo, o minicurso de serpentes. Visando mostrar a diversidade destas espécies no Espírito Santo, apresentaram características morfológicas e fisiológicas, no caso o reconhecimento de uma serpente peçonhenta.

 

Minicurso de Exsicata

Em 2016 foram ministrados dois dias de minicurso. No primeiro dia foi realizada uma aula teórica sobre técnicas de coleta e herborização, e uma aula prática com coleta e prensagem do material vegetal. No segundo dia os participantes visitaram o herbário VIES localizado no campus CEUNES para conhecer a coleção existente e concluíram com a montagem das exsicatas com o material coletado.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900