Extensão

Atividades em andamento (2022)

Visita cultural

A atividade cultural é desenvolvida em locais que permitam momentos de vivência e observação de novas culturas e ambientes, criando situações lúdicas, contemplativas e integradoras para os petianos. Com isso, objetiva-se agregar conhecimento prático, técnico e cultural que ultrapassa as fronteiras da teoria adquirida durante o curso, proporcionar uma visão crítica de uma atividade produtiva e de ambientes externos à Universidade e, melhorar o ambiente organizacional do PET.

No primeiro semestre de 2022, foi realizada a visita cultural para Costa Dourada -  Bahia e Itaúnas - Espírito Santo. O roteiro da viagem incluiu passeio pela praia para conhecer as falésias e visita à comunidade pesqueira. Os petianos conversaram com os pescadores sobre os seguintes assuntos: (i) sua história na profissão; (ii) equipamentos utilizados; e (iii) os maiores desafios encontrados da atividade na região. O grupo conheceu sobre a vivência dos pescadores e suas diferentes realidades de vida, contando com momentos interessantes e engraçados, em que o grupo se divertiu ao ouvir “histórias de pescador”. A pesca é realizada com auxílio de equipamentos simples, mas o uso do GPS foi uma novidade para o ProdBio. Em adição, a equipe visitou o Parque Estadual de Itaúnas, onde os petianos puderam conhecer um pouco mais da beleza natural do local, bem como as dunas. 

Visita técnica

A atividade técnica visa o encontro do petiano com o universo profissional além do ambiente acadêmico, o que proporciona aos participantes uma formação mais ampla, permitindo agregar conhecimento integrado para ambos os cursos. A realização da mesma é de extrema relevância para os estudantes, pois é possível observar o ambiente real de uma empresa ou comunidade bem como o seu funcionamento. Isto proporciona aos discentes aprendizado mais efetivo na observação das inúmeras variáveis que influenciam os processos produtivos ou os impactos relacionados ao meio ambiente.

No segundo semestre de 2022, ocorreu a visita técnica ao Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Piúma (IFES), que dispõe do curso de graduação de Engenharia de Pesca. Ao chegar ao destino, o Professor e coordenador do curso, Henrique David Lavander, apresentou o curso e realizou com os petianos um tour pelo campus, pelos laboratórios de pesquisa e projetos de extensão. A visitação ofereceu ao grupo a oportunidade de conhecer o funcionamento do curso de Engenharia de Pesca, bem como as áreas de atuação do engenheiro de pesca, no processamento, manejo e beneficiamento do pescado. Ademais, os petianos puderam conhecer mais sobre a história do campus de Piúma, sua particularidade e intimidade com a temática pesqueira e com a comunidade. O grupo conheceu diversos projetos de pesquisa e extensão relacionados a temática “pesca” em diferentes aspectos, como o (i) desenvolvimento de biodiesel a partir de vísceras de peixe, (ii) projetos relacionados a transformação do pescado, (iii) a produção, melhoramento e proteção do Paruá, (iv) processamento e monitoramento de algas, (v) produção de fertilizantes a base de algas junto à comunidade, (vi) pesquisas aplicadas a dinâmica de populações marinhas. 

 

Papo PET

O Papo PET é uma atividade que busca fomentar a discussão de assuntos atuais e polêmicos, nos quais os petianos convidam especialistas sobre o tema para direcionar o debate. Essa conversa é uma forma de elucidar tópicos controversos, discutir ideias e propiciar a formação de opinião sobre o tema em questão, bem como o conhecimento de demais áreas e temáticas dentro dos cursos. Com o intuito de fomentar ainda mais a discussão entre o grupo, o Papo PET também ocorrere entre os petianos que realizarão pesquisas e estudos sobre temas persistentes na sociedade atual levando então para discussão em grupo.

No primeiro semestre de 2022, ocorreu o Papo PET Interno com o tema “Me formei!! E agora? Por onde devo começar?”  Foi elaborado com o intuito de auxiliar os petianos  a se planejar para o mercado de trabalho, mestrado ou doutorado.  Dito isso, a atividade contou com o material de apoio com vídeos autoexplicativos sobre ingresso de biólogos e engenheiros de produção no mercado de trabalho, dicas de sites com cursos gratuitos, além de sites seguros que disponibilizam vagas para estágios e trainee para complementar a formação. Houve uma roda de conversa com duas especialistas, que contaram sobre as suas experiências e processos no mundo acadêmico e empresarial, sendo elas: a Docente Bruna Campanharo, professora contratada do CEUNES, e a Joyce, analista de RH da Suzano. A atividade foi avaliada como “muito boa e necessária”, no qual os petianos puderam tirar dúvidas sobre processos seletivos de empresas, assim como, dicas do uso de palavras chaves essenciais para o currículo,  dúvidas sobre a diferença entre lato sensu e stricto sensu, e sobre a necessidade do inglês em processos seletivos.

 

Olá Calouros!

A atividade "Olá Calouros!" promove anualmente a interação dos discentes ingressantes nos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia de Produção. Os estudantes puderam assistir a uma apresentação do grupo, participar de dinâmica interativa e recreações, além de atividades esportivas.

 

Dia PET, Sudeste PET e ENAPET

O Dia PET, Sudeste PET e ENAPET são encontros anuais organizados pelos integrantes dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Ufes, da região geográfica e nacional, respectivamente. Têm a finalidade de promover discussões sobre questões relativos à administração, ao acompanhamento, à fiscalização e a outros temas importantes para o desenvolvimento e melhoramento do Programa.

 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900