Extensão

Atividades recorrentes/em andamento 

Enciclopédia Cultural Capixaba 

O projeto Enciclopédia Cultural Capixaba consiste na produção de uma enciclopédia que tem como objetivo desenvolver aspectos relacionados principalmente à pesca artesanal do do Espírito Santo, por meio de entrevistas, visitas e levantamentos bibliográficos da história do estado e, além disso, disponibilizar informações de forma sequenciada e objetiva. Dessa forma, a enciclopédia almeja o compartilhamento do conhecimento entre a população tradicional e o meio acadêmico/científico, além de agregar e contribuir com os saberes histórico sociais das tecnologias e os costumes associados à pesca da região e na divulgação das informações referentes à temática. 

Para ler a Enciclopédia, basta acessar https://petprodbio.wixsite.com/petinforma

PET Informa

A atividade proposta tem o intuito de conhecer o cotidiano das comunidades pesqueiras do norte do Espírito Santo ou sobre temas de Pesca e apontar as percepções adquiridas pelos petianos por meio da confecção de textos nos moldes do gênero textual jornalístico, contribuindo para o acesso e promoção da visibilidade das informações e/ou atividades que permeiam as comunidades envolvidas. Desta forma, propõe-se elucidar dúvidas existentes nas comunidades ou da população interessada em atividades pesqueiras. Além disso, a atividade busca propiciar maior contato com as comunidades e oportunidades de pesquisas relacionadas à pesca.

Normas para publicação: 

Ser integrante ou convidado para publicação do grupo PET ProdBio, de forma a seguir a proposta de reportar o cotidiano das comunidades pesqueiras do norte do Espírito Santo e descrever as percepções adquiridas sobre conteúdos que possam ser relevantes para pescadores e familiares. 

Para acesso às publicações online: https://petprodbio.wixsite.com/petinforma

Guia turístico e histórico de São Mateus, ES

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de São Mateus possui área territorial de mais de 2.300 km2 e faz divisa com o Oceano Atlântico, o que lhe confere uma das características de ser um local onde inúmeros turistas vêm para a cidade todos os anos em busca de lazer nas suas praias. Além disso, a cidade possui importante herança cultural para o Brasil, uma vez que é considerada, dentro do estado do Espírito Santo, o berço da escravidão, por ter recebido uma quantidade grande de povos africanos escravizados e por, até hoje, preservar as comunidades quilombolas remanescentes e possuir grande comunidade ribeirinha. Posto a importância social e econômica do município, esta atividade consiste na criação de um guia turístico e histórico das principais localidades de São Mateus, retratando as histórias destes locais e suas referências geográficas, a fim de auxiliar que pessoas de todas as regiões a encontrem, de maneira simples e democrática, informações recorrentes para conhecer a cidade.

Visíta técnica/cultural

A atividade técnica visa o encontro do petiano com o universo profissional além do ambiente acadêmico, o que proporciona aos participantes uma formação mais ampla, permitindo agregar conhecimento integrado para ambos os cursos. A realização da mesma é de extrema relevância para os estudantes, pois é possível observar o ambiente real de uma empresa ou comunidade bem como o seu funcionamento. Isto proporciona aos discentes aprendizado mais efetivo na observação das inúmeras variáveis que influenciam os processos produtivos ou os impactos relacionados ao meio ambiente. A atividade cultural é desenvolvida em locais que permitam momentos de vivência e observação de novas culturas e ambientes, criando situações lúdicas, contemplativas e integradoras para os petianos. Com isso, objetiva-se agregar conhecimento prático, técnico e cultural que ultrapassa as fronteiras da teoria adquirida durante o curso, proporcionar uma visão crítica de uma atividade produtiva e de ambientes externos à Universidade e, melhorar o ambiente organizacional do PET.

Papo PET

O Papo PET é uma atividade que busca fomentar a discussão de assuntos atuais e polêmicos, nos quais os petianos convidam especialistas sobre o tema para direcionar o debate. Essa conversa é uma forma de elucidar tópicos controversos, discutir ideias e propiciar a formação de opinião sobre o tema em questão, bem como o conhecimento de demais áreas e temáticas dentro dos cursos. Com o intuito de fomentar ainda mais a discussão entre o grupo, o Papo PET também ocorrere entre os petianos que realizarão pesquisas e estudos sobre temas persistentes na sociedade atual levando então para discussão em grupo.

 

 

Atividades finalizadas 

Ergonomia na pesca artesanal

A pesca artesanal não faz uso de recursos tecnológicos que objetivem atingir os mesmos níveis de produtividade da modalidade, causando com menor intensidade impactos sobre os recursos ambientais e pesqueiros. No entanto, esta atividade é caracterizada pela imprevisibilidade, altos riscos e condições inadequadas de trabalho. As extensas jornadas de trabalho, condições de higiene precárias, ausência de equipamentos de salvatagem, somadas as questões de espaço físico reduzido, condições ambientais e meteorológicas adversas, contribuem para um cenário de insegurança na atividade de trabalho. Considerando este contexto, a atividade Ergonomia na pesca artesanal objetiva realizar análise ergonômica do trabalho executado por pescadores no município de São Mateus - ES, para identificar possíveis riscos envolvidos na atividade pesqueira, analisar as condições ambientais e organizacionais do trabalho existentes, recomendar melhorias na realização do trabalho, caso houverem e sensibilizar os pescadores da importância de seguir as recomendações, com a finalidade de torná-los mais ativos na responsabilidade com a própria saúde e segurança.

Leia nossa cartilha em: https://petprodbio.saomateus.ufes.br/sites/petprodbio.saomateus.ufes.br/...

 

Mangue limpo é o mangue que eu quero!

Os manguezais são ecossistemas de alta  riqueza e recursos naturais,  abrigando grande diversidade e abundância de fauna, flora e microorganismos, além de alta  produção  para a pesca e outros serviços ambientais que este oferece.  Nesse sentido, a atividade “Mangue limpo é o mangue que eu quero”, é um projeto de plano de ação que consiste na preservação dos manguezais, através de modelos didáticos que visam representar o mangue  para enfatizar a conservação, importância e educação ambiental para as comunidades. Esta surgiu através da percepção da necessidade de atividades de conservação maiores que envolvessem as comunidades, a fim de ampliar conhecimentos científicos e a conscientização tanto dos estudantes da universidade quanto dos moradores da cidade de São Mateus, visto que a importância do ecossistema manguezal é pouco divulgada nesses meios.

Veja nosso material sobre a atividade em: https://www.youtube.com/watch?v=gDaBa0V1yJA&t=6s&ab_channel=PETProdBioUFES

 

Cine PET

O "Cine PET" é uma atividade que estabelece conexões com a comunidade acadêmica por meio de atividades audiovisuais. Consistindo em apresentações de filmes e documentários no campus do CEUNES. Sendo tal atividade efetuada duas vezes ao ano.

 

Olá Calouros!

A atividade "Olá Calouros!" promove anualmente a interação dos discentes ingressantes nos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia de Produção. Os estudantes puderam assistir a uma apresentação do grupo, participar de dinâmica interativa e recreações, além de atividades esportivas.

 

Dia PET, Sudeste PET e ENAPET

O Dia PET, Sudeste PET e ENAPET são encontros anuais organizados pelos integrantes dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Ufes, da região geográfica e nacional, respectivamente. Têm a finalidade de promover discussões sobre questões relativos à administração, ao acompanhamento, à fiscalização e a outros temas importantes para o desenvolvimento e melhoramento do Programa.

 

Mostra de Talentos

Esta atividade estreiou em 2018 afim de proporcionar oportunidade de apresentação de produções artísticas, em forma de dança, declamação, música, teatro, culinária, pintura, entre outras, visando estimular e permitir a expressão da criatividade e do talento dos universitários.

 

Conhecendo a comunidade

Em 2016 essa atividade foi realizada pelo grupo PET ProdBio com intuito de conhecer a vivência das comunidades pesqueiras e ampliar o conhecimento sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos das mesmas, aprendendo também sobre a cultura desses locais. Este conhecimento, além de enriquecedor, possibilita ao grupo uma melhoria na contribuição que dá para a comunidade em outras atividades. Para esta atividades foram feitas visitas semanais por trios formados pelos integrantes do PET ProdBio.

 

Transferindo Saberes

Em 2016, os integrantes do grupo PET ProdBio desenvolveram o "Transfereindo Saberes" em que vão até as comunidades pesqueiras passar parte do conhecimento que adquirem em suas distintas áreas de pesquisa.

 

Desmitifica

Para manter o tripé acadêmico: ensino, pesquisa e extensão, a atividade tem como foco o trabalho com estudantes do ensino fundalmental, pesquisando e entendendo suas percepções sobre assuntos muitas vezes vistos como de forma mitificada pela comunidade (como grandes predadores). Desta forma, o grupo busca quebrar mitos estabelecidos e que afetam os estudantes e indiretamente também seus familiares, proporcionando a formação de cidadãos mais conscientes no futuro da comunidade.

 

Oficina de Reaproveitamento de Resíduos do Pescado

O grupo PET ProdBio percebendo a importância de desenvolver atividades que possam impactar positivamente na vida dos moradores da comunidade pesqueira, propõe atividade que vise o reaproveitamento de resíduos oriundos da atividade pesqueira. Esta ação contempla a realização de oficinas de reaproveitamento de resíduos de pesca, a fim de possibilitar uma fonte de renda alternativa limpa.

 

Projeto Bituqueiras

O PET ProdBio enxerga a necessidade de zelar pelo ambiente que está inserido e colaborar para a conscientização ambiental da sociedade. Assim, juntamente com Diretório Acadêmico da Universidade, foi-se proposto e realizado a criação de bituqueiras que foram espalhadas em pontos estratégicos do campus afim de minimizar a quantidade de bitucas de cigarros espalhadas no chão.
 

Palestra de Oratória

A palestra de oratória ocorreu no dia 5 de Maio de 2014, às 17:00h, no Auditório do Ceunes e teve duração de duas horas. Na palestra, foram apresentados técnicas e conceitos de oratória e também foi realizada uma brincadeira com o público com o intuito de incentivar a comunicação. A comunicação e expressão em publico é essencial para qualquer profissional, seja na área acadêmica ou empresarial. Diante do exposto, se faz necessário oferecer a toda comunidade acadêmica do Ceunes cursos e palestras com intuito de melhorar a oratória e expressão em publico dos estudantes e servidores.

 

Minicurso de GPS na Comunidade 

No decorrer de 2014, o curso foi desenvolvido para o ensino no manuseio do GPS na comunidade pesqueira. Para isso o PET ProdBio traduziru o manual de GPS da língua inglesa para o português para que auxilie os pescadores de Conceição da Barra no manuseio do mesmo.

 

Ciclos de Seminários PET ProdBio

1º Ciclo: 

De 31 de Julho a 03 de Agosto de 2014 foi realizado no Ceunes o 1º Ciclo de Seminários do PET ProdBio com o tema “A cadeia produtiva do setor pesqueiro no norte capixaba: desafios à produtividade e conservação dos recursos naturais”. Os temas das palestras foram:

- 31/07: Pesca Sustentável (Prof. Maurício Hostin); 

- 01/08: Potencial Pesqueiro do Espírito Santo (Keuwy Rocha e Luena de Oliveira);

- 02/08: Cadeia Produtiva do Pescado e a Preservação Ambiental (Lorrayne Ronchi e Lourdes Marcarini);

- 03/08: Uso do resíduo do camarão para produção de Quitina e Quitosana (Gabriel Souza e Neilson Brites).

2º Ciclo: 

De 26 à 29 de Novembro de 2014 foi realizado no Ceunes, o 2º Ciclo de Seminários do PET ProdBio com o tema "Maximizando a eficiência produtiva, econômica e ecológica do setor pesqueiro no norte capixaba".

 

Teatro PET

Em 2016, a atividade teve o intuito de contribuir com informações voltadas a educação ambiental para a comunidade pesqueira com os temas Legislação pesqueira e trabalhista, espécies ameaçadas em extinção e resíduos sólidos. Essa atividade levou conhecimento para as escolas da comunidade por meio de uma peça de teatro organizada e realizada pelo grupo PET ProdBio
 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900